Qual melhor lugar para trabalhar como cuidador de idosos





14/07/2008
Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais, completa dois anos.

 

A Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG) foi fundada em 2006 por ex-alunos e professores do Curso Superior Seqüencial de Cuidador de Idosos da Universidade FUMEC. A entidade comemora em julho 2 anos de sua  sólida trajetória, com diversas realizações e eventos organizados em benefício de seus associados. O presidente, Jorge Roberto, cuidador de idosos formal, e a vice-presidente, Giovanna Simeone, cuidadora de idosos familiar, ambos formados no curso superior de cuidador de idosos, junto com as fundadoras Andréa Maria Carvalho, Assistente Social especializada e mestre em Gerontologia Social e Carla Claro Campolina, Fisioterapeuta especializada em Geriatria e Gerontologia, dedicam-se à promoção de ações que aprimoram e valorizam o trabalho do cuidador de idosos, hoje uma ocupação registrada no ministério do trabalho,  CBO - Classificação Brasileira de Ocupações sob o código 5162-10.

     Em novembro de 2007 realizamos o 1º Encontro de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais com o tema “Cuidador de Idosos a Profissão do Futuro?” realizado no Teatro Casa Nova, que contou com a presença de 220 cuidadores, familiares e também Psicólogos, Fisioterapeutas, Assistente Social, entre outros.

    A ACI-MG participou de eventos nacionais, como palestrante compondo mesas de discussões em Minas Gerais, São Paulo e Brasília, onde foi discutida em Brasília a padronização de cursos para o cuidador de idosos e a violência contra o idoso; e do seminário  “Cuidador Profissão, Ocupação ou Responsabilidade familiar?” realizado na USP em São Paulo, ambos em 2007.

     A ACI-MG tem em seu cadastro cerca de 800 associados, sendo a única a ter informações que possa definir o perfil do cuidador de idosos em Belo Horizonte e Região metropolitana, e em breve estaremos traçando o perfil do familiar que solicita o trabalho de um cuidador de idosos em Minas Gerais, lembrando que o encaminhamento é totalmente gratuito, onde temos o importante papel de fazer o elo entre a família e o cuidador de idosos formal.

 


Home Galeria de Fotos Política de Privacidade Fale Conosco

TELEFONE PARA CURSO: (31) 3031-4732 - 3054-7487 PRECISANDO DE CUIDADOR LIGUE: 3213-5446 / 3327-7394 Endereço: Av. dos Andradas, 302 - sala 515 - Centro (próximo à estação central do metrô) Horário de atendimento: 08:00 as 11:45 e 13:00 às 18:00